terça-feira, 26 de maio de 2015

O Poder dos Chás

Depois da refeição, no fim da tarde ou antes de dormir. O chá – que teve sua origem no Oriente – tornou-se popular em vários países e também no Brasil, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. É feito com a infusão de folhas em água quente e, tradicionalmente, são usadas folhas da planta chamada chá, que pode ser verde, branco, preto ou Oolong, intermediário entre o verde e o preto. Com o tempo, os povos começaram a usar outras folhas, flores e frutos.
No início, o chá era consumido apenas com objetivo medicinal, mas aos poucos passou a ser usado, como bebida, por prazer.
O pioneiro na difusão dessa nova característica foi Confúcio, líder espiritual chinês que desenvolveu e disseminou preceitos éticos no século VI a.C. 
O chá aportou na Europa, trazido por holandeses e portugueses, devido às colônias que tinham na China. Mas foi no século XVIII que a bebida se espalhou pelo mundo, pois os ingleses incluíram o chá no cardápio diário, o famoso 'chá das 5'.
Além de proporcionar um momento de relaxamento ou de reunir amigos, tomar chá é um hábito muito saudável. Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo.




Consumir hoje e sempre 

Um ponto importante é a regularidade. A maior parte dos chás precisa ser consumida todos os dias para que seus efeitos possam ser percebidos. Foi isso o que demonstrou um estudo publicado pelo jornal acadêmico Phytotherapy Research, dos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada na universidade americana de Newcastle e mostrou que o consumo diário de chá-verde ou preto inibe a produção de enzimas cerebrais associadas à perda de memória. Mas o estudo é claro: parou de beber, os benefícios cessam.


Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o uso com fins terapêuticos por meio de uma resolução de 2005. "A Anvisa fez uma portaria com várias plantas e frutas que podem ser comercializada e ingeridas na forma de chá e que são reconhecidas pela medicina tradicional brasileira", diz Alex Botsaris. O chá, ou infusão, é uma das principais formas de administrar fitoterápicos. "Esse método de administração traz o benefício extra do sabor", diz a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, da VM consultoria nutricional, em São Paulo.

"É um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar", completa. Não é difícil entender o porquê. O que é mais agradável de tomar: um chazinho ou uma pílula?

Hora marcada

Não existe um momento certo do dia para beber chá. Se for pelo prazer, toda hora é hora. 

Já para conseguir algum benefício, isso pode variar. Pela manhã, o chá-preto é mais aconselhável porque estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que nos dão energia.
 Depois das refeições, chá-verde ajuda na digestão e é diurético. Sem preconceito, chá pode ser tomado até durante as refeições. E não estamos falando aqui daquelas versões engarrafadas de ice tea. "Alguns tipos de chá escuro, como o Lopsang Souchong, são ótimos para acompanhar pratos salgados e mais gordurosos, como sanduíche de salmão e cream cheese no pão preto. Esse é um exótico chá chinês, aromatizado e defumado", explica Paula Simonsen, especialista em chá de São Paulo. 
Conheça os benefícios de vários tipos de chás e faça um brinde à chegada das baixas temperaturas.



O modo de preparo perfeito
A especialista nessa bebida, Paula simonsen, explica o passo a passo para o preparo adequado da bebida. Confira:

1. Encha um infusor com o chá de sua escolha (a medida é uma colher de chá por xícara) e coloque dentro de um bule, de preferência de porcelana. O metal pode alterar o gosto.
2. Esquente água mineral na chaleira, sem deixar ferver. Quando as primeiras bolinhas começarem a subir, desligue. A temperatura deve ficar em torno de 85°C. O ideal é que, ao tocar a chaleira, sinta que está bem quente, mas sem queimar as mãos. Os chineses dizem que, se não conseguimos tocar uma coisa, ela também não está boa para ser consumida.
3. Jogue a água no bule, sempre em movimentos circulares para permitir a entrada de maior quantidade de oxigênio.
4. Deixe a bebida descansar por 3 a 5 minutos. Para cada tipo de chá há a exigência de espera com tempo diferente.
5. Antes de servir, jogue água quente sobre a xícara para aquecê-la. Assim, é possível manter a temperatura da bebida por mais tempo.


Fonte:Revista Viva Saúde e einstein.br

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Como se aquecer nesse frio? 10 dicas!

Que frio! E agora,como aquecer nossos pés gelados?Separamos aqui algumas dicas para vocês não congelarem :


1- Bebida quente! Nos dias mais frios aproveite para tomar chás, chocolate quente, vinho, vinho quente, quentão e todos os tipos de destilados (é claro que apreciando com moderação, e em momentos em que não for dirigir.)

2- Agasalhe-se
No inverno as pessoas costumam ficar mais elegantes, se vestir melhor e podem fazer sobreposições. Então retire todas as roupas quentinhas do armário, faça uma produção ao estilo “cebola” aquela em camadas que você vai retirando ao longo do dia se for esquentando( mas que garante que você esteja bem agasalhadx, na hora de sair de casa para seja o que for) .Para a hora de montar o seu look, abuse dos casacos, trench coat, sobretudos, jaquetas, casacos de couro, luvas, cachecóis, toucas, gorros e lenços. Não se esqueça dos pés, usando botas ou sapatos mais quentinhos. Todo arsenal para combater o frio está valendo.
Se quiser usar bermudas, shorts, saias ou vestidos, use-os com meia calça com fio mais grosso, para manter-se aquecidx, sem esquecer os casacos, que fazem uma boa produção sobre qualquer destes itens.
3- Esquente os pés
Esse é um truque antigo. Passe um pouco de álcool na sola dos pés e em seguida coloque uma meia, na mesma hora seus pés começaram a se aquecer e com isso, todo seu corpo se aquece, a sensação é reconfortante. Mas não passe na parte de cima dos pés para não ressecar a sua pele.
Outra dica, os mais velhos tem razão, o escalda pés é muito bom para esquentar antes de dormir, experimente!
4- Cama quentinha
Existem umas dicas para esquentar a cama, como usar um secador para aquecer embaixo do cobertor. Pra se esquentar na hora de dormir, aqueça água e coloque numa garrafinha ao pé da cama, por exemplo. Ou esquentar o ferro e passar no lençol já estendido na cama, antes de deitar. Vale a pena, fica gostoso!

5- Use meias, mesmo de chinelo. As troque todas as noites, para evitar chulé!
6- Lâmpadas de luz amarela e velas - elas ajudam a "aquecer" o ambiente. Isso reflete no corpo melhor do que uma lâmpada mais fresca (azulada) — faz parecer que está mais quente!
7- Tartarugue-se! Passe o dia com o edredom enrolado em você como se fosse o casco de uma tartaruga!
8- Exercite-se! Se exercitar é uma das melhores maneiras de aquecer o corpo! Em 7 minutos você fica sexy, saudável e hot-hot fiu, fiu!
9- Feche portas de ambientes que não são acessados frequentemente. No quarto, evite deixar as janelas fechadas o dia todo (por causa de alergias), mas use uma cortina pesada para impedir o excesso de ar gelado que vem de fora.
10- Comidinhas quentes aquecem o corpo e a alma! No frio sentimos mais fome(O corpo trabalha mais para se aquecer e gasta mais calorias para isso),então aproveite para comer aquela pizza gostosa da Groove , enroladx no edredom assistindo um belo filme!
E você,tem alguma dica para aquecer?

Fonte: Site Discipulos de Peter Pan e Portal Tudo Aqui
Funcionamos de quarta a domingo,de 19hrs a meia-noite.
Nossos telefones: (21) 3085-8331/ (21) 3085-8334